quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O Homem Que Resolveu Obedecer



Jonas era um pregador e amava a Deus. Ele orava cada dia e sempre fazia o que Deus queria, falando ao povo qual era a vontade de Deus. Certo dia, Deus lhe disse:

- Jonas, vá até a grande cidade de Nínive. Eu quero que você leve uma mensagem ao povo que mora naquela cidade. Eles precisam deixar a vida que estão levando e se arrependerem das coisas ruins que fazem. Você deve dizer ao povo que Eu o enviei para dar essa mensagem e que estou fazendo isso porque amo a todos. Você deve ir imediatamente!

Jonas, porém, não estava disposto a obedecer à ordem de Deus. Ele não queria ir a Nínive; estava com medo. Achava que o povo poderia rir dele enquanto pregasse. Ele achava que esse era um trabalho perdido. Que o povo era muito mau e nunca iria se arrepender. Além disso, ele não desejava ir para tão longe. Dessa vez, Jonas decidiu que não iria obedecer a Deus.

Vocês sabem o que foi que Jonas fez? Ele tentou fugir de Deus. Foi até o porto e ali havia um navio que estava partindo para um lugar justamente ao contrário de onde Deus havia mandado que ele fosse. Pagou a passagem e entrou depressa no navio. Desceu as escadas e foi até lá embaixo, no porão do navio. Ele achava que ninguém iria encontrá-lo ali e poderia dormir o tempo todo da viagem sem ser incomodado.

Deus, porém, sabia onde Jonas estava. Mesmo ali no porão do navio, Jonas não podia fugir de Deus. De repente, veio uma tempestade. O vento soprava muito forte. As ondas se levantavam altas e batiam no navio, jogando-o de um lado para outro. O vento aumentava e as ondas continuavam arrebentando sobre o barco!

Os marinheiros não sabiam o que fazer. Parecia que o navio ia afundar. Com o balanço forte do navio e com os gritos desesperados dos marinheiros, Jonas acordou, subiu até onde eles estavam e, vendo toda aquela situação, sabia o que na verdade estava acontecendo. Reuniu os homens do navio e disse:

- Não tenham medo! Foi o Deus do Céu que enviou essa grande tempestade. Ele a enviou porque eu O desobedeci. Joguem-me no mar e a tempestade vai passar.

Os marinheiros ficaram apavorados. Não queriam fazer isso. No entanto, a tempestade aumentava cada vez mais e parecia que todos iriam morrer. Jonas, porém, continuava dizendo a eles que o único meio de fazer parar a tempestade era jogá-lo no mar. Assim, os marinheiros não tiveram outro meio senão atirar Jonas ao mar. Imediatamente a tempestade parou. Pobre Jonas! Foi lá para o fundo do mar... sozinho.

Deus, porém, estava cuidando de Jonas durante todo o tempo. Ele sabia onde Jonas estava e amava Jonas. Ele preparou um grande peixe para cuidar de Jonas lá no fundo do mar.

O grande peixe engoliu Jonas e nadou três dias pelo mar. Ali dentro da barriga do peixe, Jonas pode pensar no pedido que Deus Lhe havia feito. Orou a Deus e Lhe pediu perdão. O peixe então nadou até perto da praia, deu uma grande tossida e Jonas rolou para a areia.

Jonas estava triste e arrependido. Dessa vez, Ele resolveu obedecer a Deus, quando Deus lhe falou novamente:

- Jonas, eu quero que você vá pregar na cidade de Nínive. Diga às pessoas que Eu as amo. Diga às pessoas que se arrependam de todas as coisas ruins que têm feito.

E Jonas foi imediatamente! Assim, ele ficou em paz e muito feliz por obedecer a Deus.

Deus também nos vê e cuida de nós todo o tempo, como cuidou de Jonas quando esteve lá na barriga do peixe. Assim como Jonas, devemos pedir perdão a Deus quando não fazemos a Sua vontade. Quando Lhe pedimos, Ele nos ajuda a obedecer, da mesma maneira que ajudou a Jonas.

Devemos sempre atender quando Ele fala ao nosso coração.

A Bíblia nos diz: “Ouvi a voz do Senhor!”

Jesus fica contente quando você obedece. A mamãe e o papai ficam contentes e você também fica contente. Todos ficam contentes quando obedecemos.



<!--more-->